• Máx: ?

• Min: ?

ENCONTRO MENSAL DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA- PBF

- Publicado em 08/08/2018 às 14:57 - Atualizado em 08/08/2018 às 14:57

Na última sexta-feira dia, 20 de julho, aconteceu a Reunião mensal do Programa Bolsa Família. Os encontros têm como objetivo: reunir as famílias beneficiárias do município de Presidente Nereu; reforçar sobre o funcionamento e as regras para acesso e permanência no Programa Bolsa Família; salientar sobre as condicionalidades do programa na área da Assistência Social, Saúde e Educação e pactuar estratégias com as famílias para o aumento dos índices de acompanhamento; e apresentar os serviços públicos disponíveis para as famílias, assim como fortalecer os vínculos comunitários e motivar as famílias a luz de estratégias de superação de suas vulnerabilidades.

Atualmente, em Presidente Nereu, o Programa Bolsa Família beneficia 53 famílias, com um valor de R$ 11.000,00 mês recebidos na sua totalidade.

O Programa de transferência de renda atende diretamente as famílias e vincula o recebimento do auxílio financeiro ao cumprimento de compromissos – as condicionalidades – nas áreas de saúde, educação e assistência social, com a finalidade de promover o acesso das famílias aos direitos sociais básicos. Luana, da cidade de Lontras, abordou sobre essas questões.
Nesta tarde, os beneficiários tiveram também a troca de mudas de chás, o plantio da horta comunitaria que comeca a nascer e informações importantes acerca do poder medicinal como vida mais saudável. Sobre esse assunto ministrou as falas Loreci Bocate Laguna, professora de Vidal Ramos que tem o projeto: Plantando Vidas.

" O maior desafio da Política de Assistência Social no município é oferecer serviços e oportunidades para as famílias superarem a situação de pobreza. Os beneficiários que compareceram no encontro entenderam a linha de trabalho e certamente estarão compromissados com as condicionalidades e com as atualizações nos cadastro. E ainda, trouxeram e receberam mudas nas trocas de chás, momentos muito especiais, concluiu Idemara Ventura Voltolini, secretária municipal de assistência social.
Em Presidente Nereu a Instância de Controle Social do Programa Bolsa Família é com o Conselho Municipal de Assistência social, que tem por objetivo verificar, acompanhar e fiscalizar a execução do programa no município. A partir deste mês será divulgado nos murais públicos listagem das famílias como dever da municipalidade a transparência. Denúncias, duvidas, sugestões e elogios podem ser realizadas pelo fone (47 3362 1108 R27 ou no e-mail cmas@presidentenereu.sc.gov.br.

Informações e imagens: Secretaria Municipal de Assistência Social.

Secretaria Municipal de Assistência Social - SMAS
Praça Leão Dehon, 50 - Centro